quinta-feira, 20 de novembro de 2025

"Você estava lá (2025)" - Aquele drama que faz você torcer por um assassinato!

Olá meus leitores maravilhosos, como vocês estão?

Depois de um longo período sem escrever nada de novo, voltei para recomendar um dorama que mexeu bastante comigo, e que me deixou viciada por uns dias (fui obrigada a maratonar), então sem mais introduções, vamos ao que interessa:

Você Estava Lá (As You Stood By)


Numero de Episódios: 08.
Sinopse: Duas mulheres decidem cometer um assassinato para acabar com um casamento abusivo. Até que uma visita inesperada ameaça tudo que elas planejaram. Fonte: Netflix.

---x---

Personagens

Eunsu                     
      
Minha primeira impressão da Eunsu, é que ela seria uma personagem inteligente, porém ao mesmo tempo meio sonsa, mas logo percebi que estava enganada e que a gata era muito ligeira. Ela é apresentada como uma personagem que embora não tenha sofrido violências físicas, acabou tendo traumas por presenciar a violência doméstica que sua mãe sofria, infelizmente por ser uma criança/adolescente, ela não tinha muito o que fazer para ajudar e acabava "fechando os olhos" e tentando seguir em frente, mas o choque de realidade vem ao receber um "pedido de ajuda", de uma de suas clientes que estava sofrendo disso, e que infelizmente acaba perdendo a vida, e como se não bastasse, pra completar esse ciclo de violência, ela descobre que sua melhor amiga também é vítima de violência dentro da própria casa, e para quebrar esse ciclo, ela decide que ira fazer qualquer coisa para ajudar sua amiga, inclusive assassinar alguém se for necessário.


Huisu

                                    

Primeiramente quero falar sobre a atuação dessa atriz, que é simplesmente ÍNCRIVEL. E segundamente, vamos falar sobre a personagem: Huisu, vítima de violência doméstica, a mulher apanha, é vigiada por câmeras, tem localizador no celular, mal pode sair de casa ou receber visitas, vive feita uma prisioneira, e todas suas tentativas de se livrar disso acabam sendo frustradas, percebe que o ciclo só se fechará quando um deles morrer, e bom, nesse caso, ela e a Eunsu, decidem que é melhor ser Elize Matsunaga haha...

Jinpyo


Sobra o ator: magnífico, conseguiu me fazer acreditar 100% que ele era um monstro, e sobre o personagem: é o cão. Esse aqui primeiro aparece com cara de sonsinho, bom marido, mas é o próprio capiroto, faz a mulher de saco de pancadas e depois da um presentinho pra mostrar que é bonzinho.
É bem interessante como construíram esse personagem, pois ele é bem real, não é muito distante da mentalidade de muitos homens que vemos por aí todos os dias nos noticiários, Jinpyo vê sua mulher como um objeto que pertence 100% a ele, escolhe suas roupas, seu comportamento, onde pode ir, o que deve fazer, e se sair um centímetro do que ele espera, a surra vem, e vem pesada, porém aos olhos de todos, é um bom homem, bem sucedido, que se importa com sua maravilhosa esposa.

--- x ---

Há outros personagens super importantes para a história, mas vou focar somente nesses 03, por motivo de "postagem muito longa".

---x---

Comentários + Veredicto Final


"Você estava lá" mostra que num relacionamento abusivo, o abusador não possuí motivos para agredir fisicamente e mentalmente a vítima, ele faz isso, porque ele quer, porque ele é assim e acha que possui direito de fazer isso, a Huisu nunca o traiu, o desrespeitou, ou era "oferecida", era apenas uma linda mulher com uma carreira bem sucedida, que infelizmente casou sem perceber que estava deixando um monstro entrar em sua vida (afinal o abusador nunca é mal no começo de um relacionamento, ele só mostra sua verdadeira face depois).
Enfim, esse é um dorama que nos faz refletir, e que faz com que nos coloquemos no lugar da vítima, e faz isso muito bem, não precisou nem de dois episódios para me fazer torcer para elas mandarem o Jinpyo de arrasta para cima.
O desenvolvimento da série é bem envolvente, e conta com diversos personagens super interessantes e importantes. Confesso que o final foi meio agridoce para mim, porém foi plausível e fez bastante sentido! 



Nota que eu daria: 09,05 ⭐⭐⭐⭐⭐ (confesso que o 10 só não veio, porque eu torcia mesmo é pela impunidade das gatas).

 ---x---

FIM!

Espero que tenham gostado da recomendação de hoje, eu sei que de maneira geral sou bem ausente aqui no blogue, mas sempre que apareço é porque encontrei algo interessante para vocês (afinal, nunca recomendei nada de baixa qualidade aqui)...

Enfim, deixem aí nos comentários se já assistiram ou se pretendem assistir, e o que acharam hehe...

Até a próxima postagem!

~Kissus!