terça-feira, 8 de novembro de 2016

Como foi fazer a prova do ENEM pela primeira vez?


Olá pessoas desocupadas presentes aqui no meu blog, como vocês estão?

Hoje vim aqui falar sobre como foi realizar a prova do ENEM pela primeira vez, e como eu esperava que fosse...

Para quem não sabe, o ENEM é realizado em 2 dias (sábado e domingo), e iniciamos a prova as 13:30 (apesar de ter que estar lá as 13:00 - horário de fechamento dos portões), e no primeiro dia temos até ás 18 horas para terminar, e no segundo temos até as 19 horas.
Agora que você já sabe o básico,vamos falar sobre a prova...

Primeiro Dia - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Filosofia, Geografia, História, Química, Biologia e Física)


Cada uma das 2 partes continha umas 45 questões se não me engano, somando ao todo 90 questões, e a primeira parte que contava com matérias como geografia, filosofia e histórias, não estavam extremamente difíceis, mas eu achei elas "confusas" em si, na hora de escolher uma das alternativas, todas ou a maioria pareciam estar corretas, mas acho que para quem realmente estudou e para quem é bom em interpretar textos, essas questões estariam em níveis medianos.

Segunda parte - Como meu melhor amigo disse: "começou as línguas estrangeiras aí, porque eu não tava entendo nada", sério, eu achei essa parte extremamente difícil, talvez a mais difícil, entre os dois dias de prova, mas interpretando bem os textos contidos nas questões, dava pra chutar com um pouco de certeza que poderia acertar.
A todos vocês que vão fazer o ENEM ano que vem:  estudem química, estudem muito química, biologia e física (e todas as outras matérias se quiserem ir bem).

Segundo dia - Línguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias.

A prova do segundo dia dura mais, porque ela possui redação, e junto com ela recebemos algumas folhas de rascunhos para matemática (e no final da prova uma folha de rascunho para redação). Eu decidi fazer a bendita da redação por último, então vou falar dela por último também.

Língua estrangeira + Língua Portuguesa


A prova começa com a língua estrangeira, escolhi inglês, e realmente não me arrependo, só me arrependo de não ter estudado mais, de qualquer forma, não achei as questões difíceis, só um pouco confusas também, já que sempre ficava em dúvida entre duas respostas.
(Obs: algumas pessoas que escolheram espanhol disseram que as questões estavam bem difíceis, e que se arrependeram de ter escolhido o espanhol ao invés do inglês, mas não posso confirmar, porque eu passei direto as de espanhol - Isso porque vem questões das duas línguas, mas você só faz a língua que você escolheu no dia da inscrição).

Matemática



Eu não sou muito boa em matemática, então para mim tinham tanto questões fáceis como difíceis, mas para quem estudou bastante, não deve ter sido tão difícil se eu que sou ruim sabia um número considerável de questões, acho que quem é bom, deve ter arrebentado.

Redação



O tema desse ano foi "Combate a intolerância religiosa", e acho que é um tema muito interessante para ser discutido atualmente, apesar de ao mesmo tempo achar um pouco difícil, de qualquer forma, eu tive dificuldade de início, mas depois consegui fazer uma redação legal.

...Coisas aleatórias...

Acho que a pior coisa lá é o tempo, quando se chega na 50º questão, parece que nosso cérebro não responde mais direito, e o melhor a fazer é pedir pra ir no banheiro e lavar o rosto, só que eu me senti uma presidiária indo ao banheiro, passaram aquele detector de metal em mim quando entrei no banheiro e quando saí. Fora que teve a mulher do detector de metal me olhando lavar a mão e o rosto, e percebendo que eu não sabia nem como pegar o sabonetinho (sério o potinho que sai o sabonete tinha um formato estranho, e aí tinha que virar ele de cabeça pra baixo pra sair algo, só que nada indicava que tinha que virar ele).


..
Sobre a comida: se você é lento para fazer provas, ou fica com sono rápido leve algo para comer e não tente colocar uma "cólinha" nas embalagens, porque eles fiscalizam.
Mas de verdade, acho que se eu não tivesse levado nada pra comer, ou eu ia dormir ou morrer de fome, mas nem precisa levar muita coisa, um pacotinho de bolacha e água para cada dia já é o suficiente (se você tiver almoçado antes de sair de casa), eu levei bolacha recheada, água e aqueles suquinhos da Kapo (só que comprei da VIGOR, porque KAPO está caro!).
..


Outra coisa importante é não chegar atrasado: tenta chegar lá umas meia hora antes do fechamento do portão ou até antes se for possível, porque deu a hora de fechar o portão, eles fecham mesmo, sem dó no coração, e se você chegou um minuto atrasado já não entra mais!
Ah e vale lembrar que lá só pode usar caneta preta, fabricada em material transparente, nada de lápis, borrachas e canetas azuis...E celular e objetos eletrônicos desligados, e no saquinho que eles dão pra lacrar!

--



Quem vai fazer ano que vem, eu recomendo que não fique afobado, e que comece pelas matérias que tem mais facilidade, para não ficar cansado depois e acabar indo mau na matéria que é bom, por bobeira. Lembrando que você pode começar por onde quiser!
E é bom também  prestar muita atenção na hora de passar para o gabarito, marcando de uma em uma, conferindo com calma, porque os números e quadradinhos são pequenos então é fácil de confundir.

--  

Resumindo  tudo: Como foi para mim fazer o ENEM pela primeira vez?


Eu poderia resumir isso em duas palavras "cansativo e difícil", porém tem o lado bom de que ninguém vai ficar te atrapalhando, porque durante a prova ninguém conversa, é bem diferente de uma prova em escola normal, mas o negócio é chegar lá pensando que vai  arrebentar na prova, e tendo vários pensamentos positivos!

--

Enfim, o post ficou longo, mas espero que tenham gostado!
Deixe seu comentário, falando como você se sentiu fazendo o ENEM, ou como você espera que vá ser quando for fazer!

~Kissus

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Os comentários serão respondidos em mais ou menos 2 semanas;
-Tente não magoar ou ofender seus coleguinhas de comentários.

Agora destile seu veneno como se não houvesse amanhã!